sexta-feira, 1 de maio de 2009

Osório: De Cambambe à Recife em 10 dias.

Osório, Catarina, Marcelo, Nena, Dagmauro, Jussara e muita cerveja EKA.

O nosso correspondente em Angola, Osório Ramalho, passou 10 dias em Recife visitando a família e os amigos. Tivemos o privilégio de encontrá-lo e matarmos as saudade dos velhos e bons tempos da faculdade. Osório nos contou um pouco de sua vida em Angola, na cidade de Cambambe que é um município da província do Cuanza Norte, em Angola. Tem sede na cidade de Dondo. Tem 5.212 km² e cerca de 92 mil habitantes. É limitado a Norte pelos município do Dande e Pango Aluquém, a este pelos municípios de Golungo Alto, Cazengo e Cacuso, a Sul pelos municípios de Libolo e Quiçama, e a Oeste pelo município de Ícolo e Bengo(entenderam?). A colonização portuguesa na região iniciou-se em 1604. O rio Cuanza que banha a região é muito bonito, o Gordo ficou de nos enviar fotos. Um trecho é navegável e Osório já incentivou passeios de canoa pelo rio que por sua vez é infestado de crocodilos. O último que pegaram tinha 6 metros de comprimento. Osório já é chamado pelos nativos de Cambambe, equatorianos e brasileiros como "Big Crocodile Dundee". A reativação da energia elétrica a partir da barragem de Cambambe, no quadro da reconstrução nacional, é considerada pelos cidadãos da província do Kwanza, um ganho enorme nos 33 anos de independência do país. Outro segmento importante na região é a famosa cervejaria EKA, a número 1 dos angolanos. O encontro com o Gordo aconteceu no Restaurante Tio Pepe no feriado do dia 01 de maio, onde também encontramos na mesa ao lado, os famosos cineastas Costa Gravas ("Z", "Desaparecido", "Estado de Sítio") e Luiz Carlos Barreto ("Dona Flor e seus dois maridos", "O que é isso, companheiro?","Bye Bye Brasil","O Quatrilho", "Terra em transe"). É claro que o Luiz Carlos Barreto depois de ouvir as aventuras de Osório em Angola, estudará a possibilidade de produzir um filme sobre ele. Falta um título. Mandem sugestões, pois histórias do Gordo no Continente Africano é que não faltam.

3 comentários:

  1. Amigos deu saudades da terra!
    Desejo a todos um otimo feriado.
    E ai Osorio matou as saudades?
    Beijos
    Sonja

    ResponderExcluir
  2. Olá minha amiga Sonja!

    Quando virá para fazermos uma comemoração também?

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo, Por gentileza entrar em contato com Jorge Lacerda (da turma de 80) no telefone 3341-9098/9965-9880 ou através de e-mail jorgemendeslacerda@hotmail.com

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir

Alô amigos(as). Neste espaço deixem seus comentários sobre o BLOG.


John Lennon In Memorian

John Lennon In Memorian

Lisa Uno.

A Canção da semana

(from her tribute to Carlos Antonio Jobim). A mais legítima sucessora de Nara Leão mora no Japão. Sou fã de Lisa Ono. Lisa transforma até hula-hula em bossa nova. Ela é afinadíssima. Confiram!

Choro Bandido - Tom Jobim, Chico Buarque e Edu Lobo

Simone e Pablo Milanés - Yolanda (1992)

A Canção da Semana

Em um dos mais difíceis momentos da vida de CAETANO VELOSO - o seu exílio em Londres - ele compôs a sua mais linda canção: LONDON, LONDON ! "O imigrante, entediado, solitário e deslocado de sua realidade, procura no céu alguma resposta ao conflito que sente, como se fosse um alienígena perdido em um planeta estranho, que procura alguma maneira de voltar para casa. Um náufrago numa ilha, que procura navios no mar o dia todo." (comentário no Youtube). O álbum de 1971, "CAETANO VELOSO" também conhecido como "London, London", é o seu terceiro álbum solo. Composto durante o exílio político em Londres, reflete essa experiência numa toada melancólica, nos antípodas do fulgor dos seus álbuns anteriores. A maioria das canções são cantadas em inglês. (Fonte:luisnassif)

Elton John , Dionne Warwick , Stevie Wonder & Gladys Knight - that's what friends are for

O maior Karaokê do mundo

Powered By Blogger